segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A verdade



A verdade de cada ser não é algo que possa ser assumido ou planejado. Ela é a conseqüência de uma série de desenvolvimentos que o espírito atinge, envolvendo as numerosas e particulares facetas das suas propriedades.

A assunção da verdade se dá com a maturidade das propriedades em equilíbrio, que criam condições para o desabrochar. Livre de máculas, desequilíbrios, tendências e pendências, o espírito passa a exercitar suas condições naturais de uma forma plena, desenvolvendo sua personalidade mais profunda, formada pela sua individualidade única criada por Deus e pelas inúmeras experiências e conhecimentos que teve durante as trajetórias encarnatórias. Tal exercício constitui a plenitude do ser, preparando-o para alçar novos estágios que lhe seriam impossíveis se não tivesse atingido essa condição. Neste momento, ele é, verdadeiramente, um ser cônscio das suas características, em paz e alinhado com o Criador, apesar de ainda longe da perfeição. Vive portanto sua verdade, ou a individualidade que construiu junto com o Pai, perfeitamente livre e ao mesmo tempo interligada com a criação. Não há nesse momento mais margem ou risco de erros; não há a possibilidade de que o ser caia novamente, pois ele detém o controle absoluto de si, ao mesmo tempo em que sua consciência acha-se indelevelmente conectada a Deus.

Como disse  Deus a Moisés no deserto, quanto este lhe pergunta como deve chamá-lo, o espírito em verdade simplesmente é. Trata-se de um ente que entende a linguagem universal muito mais do que saberia descrevê-la pela língua dos homens. Não há acúmulo de conhecimento puro e simples em palavras frias estudadas, mas um alinhamento com Deus que lhe abre continuamente portas e portas de percepção que lhe permitem entender a criação e as criaturas. E nesse nível ocorrerá o prosseguimento de seu desenvolvimento, já em bases sólidas, num contínuo aprendizado que dificilmente seria traduzível para quem ainda não atingiu esse estágio. E permeando a tudo, soberano, sobressai o amor incondicional, percebido enfim como o elemento básico de toda criação e a natureza básica de Deus.

A condição de espírito em verdade é a planta que brota a partir de terra preparada para seu crescimento. A esta não pode faltar nenhum dos elementos necessários para permitir o surgimento da vida, e são esses elementos que o ser encarnado deve buscar. Pois a verdade é, tal como na metáfora da planta, o surgimento de uma nova vida. É o renascimento ao qual se referiu Jesus, quando disse que aquele que busca seu reino deveria nascer de novo em espírito.

André Salles
Médium: Marcus
16/7/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário